Sisutec 2014 – O que é, Como Funciona

O que é o Sisutec 2014

Conhece o SISUTEC 2014? Este é o Seleção unificada da Educação Profissional que recentemente abriu as inscrições para as vagas remanescentes dos cursos técnicos do seu processo seletivo. Mas, não conhece este programa? Saiba a seguir como funciona o Sisutec 2014.

sisutec Sisutec 2014   O que é, Como Funciona

O SISUTEC 2014 é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação e através deste sistema as instituições públicas de ensino superior que oferecem vagas para quem passou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O processo seletivo do SISUTEC pode ser realizado por qualquer interessado que tenha concluído o ensino médio e tenha feito o ENEM. Também o processo seletivo do SISUTEC é feito duas vezes por ano e sempre no inicio de cada semestre do ano. A inscrição do Sisutec 2014 é gratuita e em uma única etapa e exclusivamente por meio da internet.

As instituições de ensino superior público que optam por participar do SISUTEC ofertam vagas para este sistema e ao final do período de inscrição selecionam os candidatos com melhores notas no ENEM e dentro da média de corte para o curso selecionado.

Neste ano, a primeira fase de inscrição no SISUTEC 2014 registra mais de 380 mil inscritos e nesta primeira fase foram oferecidas 239.792 vagas em 117 cursos gratuitas espalhadas pelo Brasil; A primeira lista de aprovados foi divulgada em agosto.

Entre os cursos do Sisutec 2014 mais procurados foi o de técnico em segurança do trabalho, com 89.656 candidatos e na sequência os cursos de técnico de informática e o técnico em enfermagem. A maioria dos candidatos é na região nordeste (41%), seguindo da região sudeste, com 30% dos candidatos inscritos e finalizando com a região sul, com 14%.

Outros dados fornecidos pelo MEC na inscrição do último SISUTEC foi que a idade média dos candidatos varia entre 23 e 24 anos isso em todas as regiões.

O SISUTEC foi criado para aumentar o acesso aos cursos profissionalizantes já que a procura por curso de graduação na rede pública de ensino é maior que a demanda de vagas. Muitos cursos profissionalizantes são inclusive oferecidos em instituições bem conhecidas e de renome. Os cursos são oferecidos a estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública ou e escola particular na condição de bolsista integral. Algumas instituições ainda reservam metades das vagas para os estudantes de baixa renda, com renda familiar inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.

Este sistema de seleção e curso superior é válido para uma deficiência de demanda de mão de obra especializada em curso técnico que o mercado tem carência. Por isso, pode ser uma baita oportunidade para várias pessoas.

Mais sobre o Sisutec 2015


Tags: , , ,




11 Comentários em “Sisutec 2014 – O que é, Como Funciona”

  1. Alexandre Franklin Teles disse:

    Gostaria de saber sobre relações de cursos e locais no estado do Rio de Janeiro.

  2. marialuuciadossantos disse:

    fiz inscriçao ontem preciso resposta
    nao~consigo localizar, ficha inscriçao

  3. michelle carreiro gomes disse:

    Não fiz o enem não terei oportunidade de participar deste processo.

  4. lidiane disse:

    bom dia!

    FIZ MINHA INSCRIÇÃO NO SITE DA ESTACIO PORÉM NAO FIZ O ENEM DO ANO PASSADO ENTAO ISSO SIGNIFICADO QUE NÃO PODERIA DAR CONTINUIDADE NA MINHA INSCRIÇÃO?.

  5. gostei muito mas pessoas de mais idades pode fazer ,de 30 ,40 ,ou 50 ?

  6. sidnei de almeida costa disse:

    quero o resultado o mais rapido possivel para não perder o prazo de validação da incrição

  7. thiago disse:

    Boa tarde não tem como vocês me mandar pelo meu e-mail qual os cursos gratuitos que tem .

  8. Ronaldo disse:

    FIZ MINHA INSCRIÇÃO NO SITE DA ESTACIO PORÉM NAO FIZ O ENEM de 2008 ENTAO ISSO SIGNIFICADO QUE NÃO PODERIA DAR CONTINUIDADE NA MINHA INSCRIÇÃO?.

  9. fabricio disse:

    Eu consegui uma bolsa , mas AINDA não tenho o alistamento Militar . Isso interfere ? eu ja estou fazendo , dá p esperar ?

  10. oi disse:

    E se for realizado em universidade privada, é gratuito também?

  11. eu não fiz o enem vou pode participar desses curso e já tenho 37 anos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *